A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Colorado do Oeste agradece a sua visita e te convida para rezarmos juntos sempre!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Liturgia Diária - mês de novembro

Ano A - Dia: 02/11/2011



Quem crê tem a vida eterna

Jo 6,37-40

Leitura Orante
Todos aqueles que o Pai me dá virão a mim; e de modo nenhum jogarei fora aqueles que vierem a mim. Pois eu desci do céu para fazer a vontade daquele que me enviou e não para fazer a minha própria vontade. E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum daqueles que o Pai me deu se perca, mas que eu ressuscite todos no último dia. Pois a vontade do meu Pai é que todos os que vêem o Filho e crêem nele tenham a vida eterna; e no último dia eu os ressuscitarei.


Leitura Orante
Introdução
Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra.
Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94:
(Se, em grupo, pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem)
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)
- Ao Deus do universo, venham festejar (bis)
- Seu amor por nós, firme para sempre (bis)
- Sua fidelidade dura eternamente (bis)
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)
- Sirva com alegria, venha com fervor (bis)
- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)
- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)
1. Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 6,37-40, e identifico melhor quem é Jesus.
Ele revela a vontade do Pai: que ninguém se perca.
Jesus fala de uma forma a não deixar dúvidas em ninguém de que pode se salvar. "De modo nenhum jogarei fora aqueles que vierem a mim". E ainda reforça esta certeza quando se refere à missão que o Pai lhe confiou: "nenhum daqueles que o Pai me deu se perca". E mais positivo ainda, quando deixa as expressões "jogar fora" e "se perca" para afirmar: "que tenham a vida eterna". Que alegria para nós cristãos saber que por sermos seguidores de Jesus, teremos vida sempre. Eterna! Que consolo para aqueles que sentem saudade de uma pessoa querida que já deixou a vida terrena. Ela vive a vida eterna!
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Importa que eu vá e esteja com Jesus. Pensando na vida eterna, nesta certeza que Ele nos dá, recordo ainda outras passagens bíblicas onde ele confirma: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham plenamente" (Jo 10,10). "Eu lhes dou a vida eterna" (Jo 10,28). "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14,6). "Quem crê, tem a vida eterna" (Jo 6,47). "Crendo, tereis a vida por meio dele" (Jo 2031). "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá" (Jo 11,25). Os bispos, em Aparecida, falaram desta vida: " Jesus Cristo, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, com palavras e ações e com sua morte e ressurreição inaugura no meio de nós o Reino de vida do Pai,que alcançará sua plenitude num lugar onde não haverá mais "morte, nem luto, nem pranto, nem dor, porque tudo o que é antigo desaparecerá" (Ap 21,4). Durante sua vida e com sua morte na cruz, Jesus permanece fiel a seu Pai e a sua vontade (cf. Lc 22,42). Durante seu ministério, os discípulos não foram capazes de compreender que o sentido de sua vida selava o sentido de sua morte. Muito menos podiam compreender que, segundo o desígnio do Pai, a morte do Filho era fonte de vida fecunda para todos (cf. Jo 12,23-24). O mistério pascal de Jesus é o ato de obediência e amor ao Pai e de entrega por todos seus irmãos. Com esse ato, o Messias doa plenamente aquela vida que oferecia nos caminhos e aldeias da Palestina. Por seu sacrifício voluntário, o Cordeiro de Deus oferece sua vida nas mãos do Pai (cf. Lc 23,46), que o faz salvação "para nós" (1 Cor 1,30). Pelo mistério pascal, o Pai sela a nova aliança e gera um novo povo que tem por fundamento seu amor gratuito de Pai que salva." (DAp 143).
3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com o Padre Zezinho, scj:
Uma Folha Que Caiu
Uma folha que caiu depois que ela secou,
Me ensinou que Deus se importa com as vidas que criou.
A folha que caiu e o vento a carregou
Me ensinou que mesmo morta, seu destino realizou.
Acabou com outras folhas, adubando aquele chão.
E por causa dessas folhas, eis o fruto em minhas mãos.
Um amigo que partiu, saudade ele deixou.
Me ensinou com seu sorriso uma lição que me tocou.
Bem antes de partir levado pela fé
Disse : agora vou pro céu e vou ver como é que é.
Diga adeus pros meus amigos e pra quem me quis em paz.
Tô voltando para quem me fez... vou amá-lo muito mais.
Sei que um dia vou partir e Deus vai me acolher
Porque sei que Deus se importa com o que me acontecer.
O tempo vai passar e eu ei de envelhecer.
Mas eu sei que alguma porta vai se abrir pra me acolher.
Não senhor, não terei medo quando Cristo me chamar.
Eu carrego seu segredo.
Sei que vou ressuscitar.
Veja também o vídeo:
http://youtu.be/XKtRZTT_PPI
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de solidariedade para com aqueles que têm fome e sede de Deus.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Copiado por Roberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...